O proprietário rural isolado, não tem condições de acompanhar a legislação, e é aí que o Sindicato Rural de Itu entra nas vidas dessas pessoas, dando toda a orientação e apoio. O atendimento do Sindicato Rural de Itu é personalizado e dinâmico, visando o melhor para seus associados, com assistência total e imediata, pois seus funcionários são e estão capacitados para atender todas as possíveis dúvidas referentes à área rural.

No Sindicato, o proprietário, arrendatário ou comodatário rural encontra apoio relacionados a georreferenciamento, declaração de Imposto Territorial Rural (ITR), Cadastro Ambiental Rural – CAR, Programa de Regularização Ambiental(PRA), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), também conhecido como cadastro do INCRA, orientação sobre obtenção da outorga d’água, apoio junto a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Receita Federal, Casa da Agricultura e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Através do setor jurídico da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), o Sindicato ajuda e ampara toda a zona rural, independentemente de ser filiado ou não. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), objetivando melhorar a qualificação profissional e valorizar a mão de obra dos produtores e trabalhadores rurais, o local oferece cursos de reciclagem dos mais diversos assuntos, realizados nas propriedades rurais e na sede do Sindicato. Os cursos são gratuitos e com entrega de certificados.

O Sindicato ainda oferece cursos de Promoção Social, proporcionando assim condições de desenvolverem artesanatos e culinária rural, que virão agregar conhecimento e melhoria no orçamento familiar.

O Sindicato Rural de Itu recebeu a Carta Sindical do Ministério do Trabalho e Previdência Social em 28 de Maio de 1965.